O I Congresso Internacional de Marketing Religioso conclui com 150 participantes da Europa e América

Carlos Luna Calvo, diretor do congresso ‘REinspira’, destacou que “é um momento histórico” e “o marketing chegou à religião para ficar”.

O I Congresso Internacional de Marketing Religioso ‘REinspira’, realizado em Madri, completou ontem a sua caminhada com 150 participantes de sete países da Europa e América Latina. O evento foi organizado pelos Leigos Dominicanos, em especial por Carlos Luna Calvo, profissional do marketing premiado em várias ocasiões por suas campanhas sociais. Na clausura, Luna destacou que “é um momento histórico” no qual duas realidades até recentemente estranhas, como são o marketing e a religião, começam a se conhecer. “O marketing religioso chegou para ficar”, afirmou.

Entre os conferencistas se contavam destacados profissionais da área do marketing e da comunicação. Por exemplo, Beatriz Navarro, eleita em 2016 melhor profissional do marketing da Espanha e diretora dessa área na FNAC, que em sua intervenção, explicou como a Igreja poderia utilizar o ‘Big Data’(Dados Grandes)  para conectar melhor com as pessoas. “Agora que meu filho vai fazer a primeira comunhão e vou ter que acompanhá-lo, gostaria muito que o sacerdote se aproximasse e se interessasse por minha situação”, pôs como exemplo de uma possível estratégia para que a Igreja possa retomar o contato com pessoas que pertenceram a ela e um dia se foi.

Um dos conferencistas estrela foi o jornalista radiofônico Javier Nieves, famoso por seu trabalho no programa ‘Bom dia, Javi e Mar’ do Canal 100, que defendeu a importância de buscar histórias pessoais e saber conta-las. Nesse setor, destacou o exemplo do Papa Francisco. No congresso interveio também Javier Elzo, catedrático de sociologia, que advogou por uma Igreja mais horizontal e que explicou com dados demográficos, como a secularização da sociedade não é apenas coisa dos jovens, mas que estava se produzindo em todas as faixas de idade.

Os 150 congressistas, procedentes da Espanha, Itália, Argentina, Colômbia, Paraguai, Uruguai e Peru, representaram uma ampla diversidade dentro da Igreja. Leigos, religiosas e sacerdotes pertencentes a uma grande variedade de congregações, como Jesuítas, Salesianos, Claretianos ou Maristas; até delegados de várias dioceses, como Buenos Aires ou Sevilha; passando por membros de novos movimentos eclesiais nascidos no século XX. Também compareceram os responsáveis por algumas das webs católicas com mais impacto, como ‘RezandoVoy’(RezandoVou-400.000 downloads diários) o ‘Catholic-Link’ (445.000 gosto de sua versão em espanhol no Facebook).

REinspira’ é uma iniciativa da Ordem dos Pregadores (Dominicanos). Seu diretor, o leigo dominicano Carlos Luna Calvo, é também diretor criativo da Agência PuedesMásMarketing (PodesMaisMarketing), ganhadora em 2016 da melhor estratégia de marketing social, da melhor campanha de publicidade social em 2012, professor na Universidade Francisco de Vitoria e autor do libro ‘Seja mais persuasivo’ (ESIC 2016)

Extraído de: http://www.op.org/es/content/ei-i-congreso-internacional-de-marketing-religioso-concluye-con-150-participantes-de-europa

Share Button

Leave a Reply

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *